quinta-feira, 22 de maio de 2008

Cochrane

Intervenções para a prevenção de acidentes e lesões relacionadas ao uso de álcool (Revisão Cochrane)
Dinh-Zarr T, DiGuiseppi C, Heitman E, Roberts I
Esta revisão deve ser citada como: Dinh-Zarr T, DiGuiseppi C, Heitman E, Roberts I. Intervenções para a prevenção de acidentes e lesões relacionadas ao uso de álcool (Revisão Cochrane) (Cochrane Review). In: Resumos de Revis�es Sistem�ticas em Portugu�s, Issue 4, 2007. Oxford: Update Software.

Resumo

Objetivos
Avaliar o efeito das intervenções para as pessoas com problemas relativos ao uso de álcool, em relação ao risco de acidente e lesão subseqüente.

Antecedentes

Estratégia de pesquisa
Fontes dos dados - Doze bases de dados eletrônicas: MEDLINE (1966-8/96), EMBASE (1982-1/97), Cochrane Controlled Trials Register (1997, issue #1), PSYCHINFO (1967-1/97), CINAHL (1982-10/96), ERIC (1966-12/96), Dissertation Abstracts International (1861-11/96), IBSS (1961-1/97), ISTP (1982-1/97) e três bases de dados especializadas de transporte, por meio da combinação de termos relativos a problemas do uso de álcool com os referentes a estudos controlados; bibliografia dos estudos relevantes e contato com autores e instituições governamentais.

Critério de seleção

Ensaios controlados randomizados sobre intervenções em participantes com problemas causados pela ingestão de álcool, que pretendiam reduzir o consumo de álcool ou prevenir lesões ou o que as antecede (ex: quedas, tentativas de suicídio). Os estudos deviam ter desfechos relativos à lesão. Dos 7014 estudos identificados, 19 (0,3%) satisfizeram os critérios de inclusão.
Recompilação e análise de dados

Dois autores extraíram os dados sobre os participantes, as intervenções, o seguimento, a ocultação da alocação e os desfechos. Eles classificaram, de modo independente, a qualidade da ocultação da alocação.

Resultados principais

Nos estudos terminados, as intervenções para os usuários de álcool foram associadas à redução dos seguintes itens: tentativas de suicídio, violência doméstica, quedas, lesões relacionadas à ingestão do álcool e mortes e hospitalizações devido às lesões. Essas reduções variaram de 27 a 65%. Várias intervenções entre motoristas alcoolizados reduziram as batidas de veículos motorizados e as lesões decorrentes desses acidentes. Dado que poucos estudos eram grandes o suficiente para avaliar os efeitos das intervenções, as estimativas de efeito individual foram imprecisas. Nós não combinamos os resultados quantitativamente porque as intervenções, as populações e os desfechos diferiam muito entre si.

Conclusões dos revisores

As intervenções em usuários de álcool podem reduzir as lesões decorrentes desse uso e o que as antecede. Essas lesões são responsáveis por grande parte da morbidade e da mortalidade associadas ao problema da bebida, o que torna importante a condução de mais estudos sobre o tratamento das pessoas com problemas relacionados à bebida, avaliando as conseqüências desse uso.

Nenhum comentário: