terça-feira, 20 de maio de 2008

LILACS

Id:
476990

Autor:
Fillizola, Carmen Lúcia Alves; Perón, Camila de Jesus; Nascimento, Mariana Montagner Augusto do; Pavarini, Sofia Cristina Iost; Petrilli Filho, José Fernando.

Título:
Compreendendo o alcoolismo na família / Understanding alcoholism in the family context

Fonte:
Esc. Anna Nery Rev. Enferm;10(4):660-670, dez. 2006. ilus, graf.
Idioma:
Pt.

Resumo:
O alcoolismo é um sério problema de saúde pública. O seu tratamento é complexo e a inclusão da família tem sido enfatizada. Esta pesquisa teve como objetivo identificar a estrutura, as relações, a rede de suporte e a vivência de famílias diante do alcoolismo. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas com cinco famílias de alcoolistas de uma Unidade de Saúde da Família...(AU)

Descritores:
Alcoolismo/prevenção & controleSaúde da FamíliaRelações Familiares
-
Família

Limites:
HumanosMasculinoFeminino

Responsável:
BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação



*********************************************


::Dados epidemiologicos

A partir de estudos nacionais, publicados entre 1943 e 1985, que fornecem dados sobre o alcoolismo, foram utilizados no presente artigo, especialmente aqueles que têm algum cunho epidemiológico. Seus dados foram reanalisados e utilizados apenas em seus valores absolutos; recalcularam-se as taxas e porcentagens, aglutinando-as em resultados que tivessem as mesmas características. Pelos dados analisados, encontramos maior predominância de alcoolismo em adultos jovens, concentrando-se entre 20 e 49 anos de idade, na razäo de 10 homens para 1 mulher. No que diz respeito a taxas de prevalência, verificou-se que em três estudos em populaçöes acima de 15 anos de idade, houve uniformidade para o alcoolismo-doença, que no sexo masculino variou de 6% a 13%, e no feminino de 0,7% a 1,4%. Em relaçäo às internaçöes, constatamos que o diagnóstico de alcoolismo alcança elevada proporçäo nos estabelecimentos psiquiátricos do país, a qual, somada à esquizofrenia, compreende 50% do total destas internaçöes. Foi impossivel generalizar os dados para todo o Brasil, devido à heterogeneidade cultural e econômica da populaçäo, à extensäo territorial, aos critérios divergentes de classificaçäo utilizados pelos diferentes autores, e à escassez de estudos que forneçam taxas de prevalência (AU)


Nenhum comentário: