terça-feira, 20 de maio de 2008

DeCS

Descritor Inglês: Alcoholism

Descritor Espanhol: Alcoholismo

Descritor Português: Alcoolismo

Sinônimos Português:
Abuso de ÁlcoolIntoxicação Alcoólica CrônicaIntoxicação por Álcool Crônica

Categoria: C21.739.100.250F03.900.100.350


Definição Português:

Doença crônica, primária, com fatores genéticos, psicosociais e ambientais influenciando seu desenvolvimento e manifestações. A doença é geralmente progressiva e fatal. É caracterizada pela falta de controle sobre a bebida, pré-ocupação com a droga álcool, uso de álcool apesar das consequências adversas, e distorções no pensamento, negação notável. Cada um destes sintomas pode ser contínuo ou periódico.


Nota de Indexação Português:

humano & animal; não coord com DOENÇA CRÔNICA: alcoolismo é presumidamente crônico; diferencie de INTOXICAÇÃO ALCOÓLICA, estando embriagado, não crônico; intoxicação alcoólica aguda & bebedeira é ÁLCOOL ETÍLICO /env; /quimioter: veja também DISSUASORES DE ÁLCOOL; veja também HEPATOPATIAS ALCOÓLICAS & seus específicos, FÍGADO GORDUROSO ALCOÓLICO, HEPATITE ALCOÓLICA & CIRROSE HEPÁTICA ALCOÓLICA, também PANCREATITE ALCOÓLICA, também MIOCARDIOPATIA ALCOÓLICA, PSICOSE ALCOÓLICA & SÍNDROME ALCOÓLICA FETAL; indexe outras complicaçõs do alcoolismo sob ALCOOLISMO /compl (como primário) + doença /etiol não /ind quim (como primário); abstinência do álcool no alcoolismo: coord com SOBRIEDADE (como secundário); veja também INDIGENTES ALCOÓLICOS que é UP de DESABRIGADOS



:: Ponto de vista médico

O alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada.


:: Fatores Genéticos

Sem desprezar a importância do ambiente no alcoolismo, há evidências claras de que alguns fatores genéticos aumentam o risco de contrair a doença.

O alcoolismo tende a ocorrer com mais freqüência em certas famílias, entre gêmeos idênticos (univitelinos), e mesmo em filhos biológicos de pais alcoólicos adotados por famílias de pessoas que não bebem.

Estudos mostram que adolescentes abstêmios, filhos de pais alcoólicos, têm mais resistência aos efeitos do álcool do que jovens da mesma idade, cujos pais não abusam da droga.

Muitos desses filhos de alcoólicos se recusam a beber para não seguir o exemplo de casa. Quando acompanhados por vários anos, porém, esses adolescentes apresentam maior probabilidade de abandonar a abstinência e tornarem-se dependentes.

Filhos biológicos de pais alcoólicos criados por famílias adotivas têm mais dificuldade de abandonar a bebida do que alcoólicos que não têm história familiar de abuso da droga.

Nenhum comentário: