quinta-feira, 22 de maio de 2008

Scielo

Revista Brasileira de Psiquiatria
ISSN 1516-4446 versão impressa
Resumo
PELUSO, Érica de Toledo Piza e BLAY, Sérgio Luís. A percepção popular sobre a dependência alcoólica. Rev. Bras. Psiquiatr., mar. 2008, vol.30, no.1, p.19-24. ISSN 1516-4446.

OBJETIVO: Descrever como a população da cidade de São Paulo identifica a dependência alcoólica, quais causas atribui para explicar esse transtorno, e avaliar o que é percebido em relação ao estigma, risco de violência e as reações emocionais.

MÉTODO: Foi realizado estudo de corte transversal com uma amostra probabilística de 500 indivíduos residentes em São Paulo, com idade entre 18 e 65 anos. Utilizou-se um questionário estruturado que se iniciava com a apresentação de uma vinheta descrevendo um indivíduo com dependência alcoólica (segundo o DSM-IV e a CID 10), seguido de um questionário dividido em várias seções examinando as causas, estigma, risco de violência e as reações emocionais ao caso apresentado na vinheta.

RESULTADOS: Menos de 20% dos entrevistados disseram acreditar se tratar de uma doença mental. As causas consideradas mais relevantes foram de natureza psicossocial, seguidas por causas de natureza moral. A dependência alcoólica foi associada a elevado risco de violência e a estigma por parte de outros indivíduos. Em contraste, as reações declaradas pelos próprios entrevistados sobre as suas atitudes foram principalmente de natureza positiva.

CONCLUSÕES: A dependência alcoólica é vista como um problema de natureza psicossocial e moral. Predominam imagens negativas em relação aos indivíduos com este transtorno.

Palavras-chave : Atitude frente à saúde; Alcoolismo; Opinião pública; Saúde pública; Transtornos relacionados ao uso de álcool.

Nenhum comentário: